sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Festa junina: Arraiá do Santa Bárbara












A festança na escola foi animadíssima. Além das tradicionais comidas típicas, a festa agradou pelo aspecto cênico, com as apresentações de quadrilhas, dança do boi, dança de capoeira, o carimbó da 3ª Idade. Teve a barraca da pescaria com variados brindes, a barraca com comidas típicas e a oficina de construção de pipas. A ornamentação da festa foi caprichada. A meninada participou de várias brincadeiras entre as quais, a cabra cega, a corrida do ovo, a corrida do saco. O importante é que contou com a participação dos alunos, funcionários e dos pais. Percebe-se como é valioso o trabalho em equipe. No momento da festa houve a culminância dos trabalhos realizados pelo Projeto Escola de Portas Abertas mostrando o que foi desenvolvido durante as oficinas realizadas.
O Arraiá junino da escola já é tradição, encerrando o período letivo do 1º semestre.
A escola agradece a todos que participaram para a realização do evento.
Confira o que aconteceu na Festa:

Vale acrescentar um pouco sobre a história das Festas Juninas!

O mês de Junho é o mês das festas juninas. É caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João.
A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.
O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

Nenhum comentário:

Profª Marli Fiorentin: Slide sobre Blog Educativo