quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Oficina hot potatoes

Nos dias 19 e 25 de setembro, a equipe da gestão e de professores da Escola Santa Bárbara participaram da oficina Hot Potatoes - aplicativo para a construção de atividades interativas na web, no NTE Benevides sob a coordenação da profª Marinete. Equipe de professores (da esquerda para direita: Jamile (vice diretora), Elizabete (diretora), Rosana (coordenadora), Arlete, Helenilda e Socorro (professoras). Professoras da Sala de Informática Diretora da Escola e a profª Marinete - ministrante da oficina Vice diretora Coordenadora Pedagógica Professora da Sala de Apoio Pedagógico

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Sarau da Diversidade da Escola Santa Bárbara

Culminância da atividade "O Sarau da Diversidade" do Projeto "A Leitura por todos os Cantos"  focalizando as localidades da cidade de Santa Bárbara do Pará, com a pesquisa de campo, abrangendo os aspectos: Histórico - origem da comunidade; Bandeira da Comunidade - criada a partir da atividade que caracterize a comunidade; Manifestação Cultural - algo que evidencie a origem da comunidade, seja religiosa, folclórica, entre outras; Culinária típica e Personalidade da comunidade ou morador mais antigo - apresentação ao vivo,  em vídeo ou slide.
Confira:












sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Atividade do Projeto Lixo sem desperdício

Os alunos de 5ª a 8ª série estão engajados nas atividades do projeto Lixo sem desperdício, no turno da manhã estão sendo direcionados pela Profª. Helenilda Gomes, disciplina de Geografia, realizando atividades em sala de aula e na sala de Informática com Profª Socorro Cunha (pesquisas no site lixo.com e outros); 
Os alunos realizam pesquisas na internet, visitam sites, e partem para experiência de confecção de brinquedos, jogos, cartazes, poemas.
Acompanhe:











Aula de Inglês na Sala de Informática

Os alunos da 7MR01 interagiram com as ferramentas dos sites: youtube, vagalume e google tradutor para realizarem a atividade da disciplina de Inglês - Teacher Socorro Farias. Foram duas semanas de pesquisa e interação. A apresentação foi dividida em duas etapas.

Atividade: Pesquisar uma letra de música em inglês de um cantor de sua preferência fazendo a tradução para o Português, ouvir a música e para apresentação - cantar a música, trabalho realizado em grupo de 4 alunos.

As alunas Dalila Maria, Ana Jessica, Gabrielly Ferreira e Ana Caroline fizeram a apresentação da música Talking to the moon cantada em inglês como forma de avaliação da disciplina.


 Teacher Socorro Farias na interação com os alunos da 7MR01


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Projeto Lixo sem Desperdicio

Os alunos da E.E.E.F.Santa Bárbara estão desenvolvendo o Projeto "LIXO SEM DESPERDÍCIO: AJUDANDO NA CONSERVAÇÃO DA ESCOLA", com o propósito de despertar o hábito da conservação do espaço físico escolar, atribuído ao depósito adequado do lixo nas lixeiras e de se trabalhar a reciclagem com a construção de jogos, de brinquedos e a confecção de placas de incentivo à limpeza.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Dia da Independência do Brasil


História da Independência do Brasil
A proclamação Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. Foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo.
Causas:
- Vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política;
- Desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil;
- Tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil.
FONTE: http://www.historiadobrasil.net/independencia/

Profª Marli Fiorentin: Slide sobre Blog Educativo