terça-feira, 29 de junho de 2010

Arraial da Escola Santa Bárbara














O arraial da Escola Santa Bárbara, no dia de São Pedro, está uma animação total, contando com a participação da comunidade e funcionários da escola, organizado pela equipe do Programa Escola de Portas Abertas contando com a participação da equipe do programa e dos alunos da escola que confeccionaram balões, bandeirinhas, com muita criatividade sob a direção do professor de Arte. Uma festa com exposição do que foi confeccionado nas oficinas do programa, como: pintura com tinta "puf", bordado, fuxico, crochê; realização de torneio de futebol com premições. Entre as atrações destacam-se: apresentações de quadrilhas da comunidade, grupo folclórico da Escola Mônica e grupo folclórico da 3ª Idade, brincadeiras variadas direcionada pela profª de Educação Física, como estoura balão, corrida do saco, corrida do ovo, pescaria e muito mais. E também comidas típicas como vatapá, bolos, pipoca, entre outras. Uma animação e tanto! Também merece destaque o grupo folclórico da Escola "Tribo Arara", que surgiu durante uma das oficinas do programa.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Festas Juninas

Olá pessoal! O mês de junho chegou e com ele muita festança com fogos e animação. É hora de comemorar as Festas Juninas! Então, vamos saber um pouco a respeito desta tradicional festa.
Vamos começar: Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
No Norte do Brasil se comemora, com festanças que reúnem toda a comunidade, comidas típicas, quadrilhas, casamento matuto, etc... É comum os participantes das festas se vestirem de matuto, os homens com camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, e chapéu de palha, e as mulheres com vestido colorido de chita e chapéu de palha.

Profª Marli Fiorentin: Slide sobre Blog Educativo