sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Mostra Cultural - Consciência Negra












A Mostra Cultural em comemoração ao Dia da Consciência Negra,no dia 20 de novembro envolveu ações culturais para reflexão sobre a inserção do negro na sociedade e sua contribuição; a valorização ao respeito às diferenças e história africana, resgatando o conhecimento da contribuição dos povos africanos e dos afro-descendentes na formação da sociedade brasileira. Com apresentações (carimbó), slides e exposições de cartazes sobre a culinária africana, brinquedos, historicidade e danças.
Durante a semana os alunos prepararam-se para realizar as atividades sob orientação dos professores. Entre as atividades os alunos assistiram vídeos sobre a música e os instrumentos musicais, a religiosidade da cultura africana.
E a apresentação no dia foi um show, contando com a participação dos alunos, professores da escola e membros da comunidade local que deu sua contribuição apresentando aos educandos instrumentos africanos.
A programação seguiu de acordo com os turnos.

Vencedores do I Concurso de Blog NTE Benevides

Saiu o resultado dos vencedores do I Concurso de Blog do NTE Benevides. Que beleza nossa escola está entre os vencedores!!! O concurso objetivou oportunizar a valorização e divulgação de práticas pedagógicas que colocam docentes e discentes frente ao desafio da produção de novos conhecimentos. Os vencedores já estão automaticamente inscritos para a fase estadual “I Concurso de Blogs Educativos do Estado do Pará”.
CONFIRA OS VENCEDORES:

CATEGORIA ESCOLA

1º LUGAR: Blog da Escola Edmundo Queiroz

2º LUGAR:: Blog da Escola Santa Bárbara

3º LUGAR: Blog da Escola Otávio Meira

CATEGORIA PROFESSOR

1º LUGAR: Blog da Professora Silene Faro http://jornaldojeq.blogspot.com/

2º LUGAR: Blog da professora Socorro Cunha

3º LUGAR: Blog da professora Eliene Araújo

Fonte: http://ntebenevides.blogspot.com/

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Visita a Feira do Livro








Como todo e bom Paraense nossos alunos da escola Santa Bárbara não deveriam deixar de ir visitar a feira do livro, a iniciativa se fazer essa visita se deu com a idéia e colaboração do professor de história Luiz Otávio, a professora de CFB Nazaré Mota que juntaram forças e levaram os alunos a esse maravilhoso evento com objetivo de ampliar os conhecimentos de nossos alunos equanto cidadãos ,tendo a oportunidade de ver de perto o Professor Sergio Noronha que trabalha no Caldeirão do Huck, onde o bate- papo se deu sobre regionalismo com o falar de varias formas em determinadas regiões e sendo assim o nosso "pai d´ égua" não poderia deixar ser questionado já que nossa forma de falar se dá com o convivio do cotidiano.

Dia da Consciência Negra



O Dia da Consciência Negra será comemorado nesta sexta-feira (20) com a Mostra Cultural envolvendo ações culturais para estimular a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade e sua contribuição; valorizar o respeito às diferenças; incentivar e valorizar o respeito à história africana, resgatando o conhecimento da contribuição dos povos africanos e dos afro-descendentes na formação da sociedade brasileira. Com apresentações e exposições sobre a culinária africana, brinquedos, historicidade e danças.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
Durante cem anos (1595-1695), o Quilombo dos Palmares constituiu um foco de resistência aos ataques da Coroa. Em função da sua importância, tem sido um marco nas relações sociais e culturais que contribui no fortalecimento de ações para a cidadania.
Durante a semana que antecede o dia da consciência negra os alunos preparam-se para realizar as atividades sob orientação dos professores. Entre as atividades os alunos assistiram vídeos sobre a música e os instrumentos musicais, a religiosidade da cultura africana.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Preservação dos rios







Os alunos da 5MR01, tiveram aula de Geografia sob o direcionamento da professora da turma Helenilda Silva, enfatizando sobre a Preservação dos rios como objetivo maior nessa aula era enfatizar o problema ambiental (a poluição dos rios), que atinge não só quem mora na zona urbana como também a população da zona rural e como a cidade favorece esse tipo de aprendizado em forma de lazer, usufruindo de lindos igarapés e como a disciplina procura envolver os alunos com a natureza e descobrir que dentro do seu próprio ambiente existem coisas bonitas e que precisamos manter intacta com bom estado de preservação, então a aula foi desenvolvida com a visita a um dos igarapés (Samambaia) para troca de ideias de como preservar nossos igarapés?
“A ideia surgiu de irmos usufruir de uma linda caminhada por uma trilha e depois realização de pesquisa sobre o que é realmente um rio? A identificação da margem direita e esquerda. Seus afluentes e o curso que segue esse rio. Como estava muito calor nada mais do que saborear um belo banho. As experiências das aulas passeios fazem perceber o quanto o aluno tem mais interesse por esse tipo de estudo ele interage, participa, procura tirar dúvidas.” Professora Helenilda Silva.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Formação de Professores






Professores da Escola Santa Bárbara das disciplinas de História, Geografia e Educação Física participaram no dia 09/11, das 08h às 17h da Formação Metodologia do Ensino da História.
A formação teve como objetivo proporcionar subsídios para o posicionamento crítico dos docentes a partir de suas práticas pedagógicas e dos fundamentos básicos necessários à compreensão do processo de elaboração das aulas de História.
Abordou-se sobre:
A identificação dos elementos que constituem o conteúdo da disciplina;
Os conceitos básicos no processo de conhecimento e interpretação da realidade.

Na formação apresentou-se sugestões de metodologias do ensino da História a partir das mídias:
Técnica de elaboração das aulas;
As diferentes maneiras de aplicá-las;
A interpretação de textos;
As fontes de dados para o ensino de História: documentos, iconografia, filmes, documentários, músicas, entre outras.

A formação teve como dinâmica:
Apresentação de PowerPoint: teoria e debate sobre os principais pontos apresentados, a partir das experiências dos professores;
Apresentação de documentos, filmes, documentários, músicas;
Exercícios práticos;
Socialização.

Percebe-se o quanto é importante investir na formação continuada dos educadores, pois nesse sentindo o educador só tem a ganhar, pois aplicará metodologias diferenciadas para dinamizar as suas aulas .

Profª Marli Fiorentin: Slide sobre Blog Educativo