quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Festa em homenagem aos Professores













O dia do Professor é comemorado com festa.
A direção da Escola Santa Bárbara e os alunos da 6MR01 se reuniram neste dia 15/10/2009 e homenagearam todos os professores da escola, com uma programação surpresa. Com um café da manhã bem diversificado, mensagens reflexivas. Observa-se, deste modo, o reconhecimento do esforço e do trabalho daqueles que constroem a educação no município de Santa Bárbara do Pará.
Os professores e funcionários adoraram e curtiram muito a festa, que foi simples e bem fraterna. Na oportunidade o professor Luis Otavio (professor de História) ficou emocionado e relatou que é o primeiro ano que exerce a docência e estava emocionado por ver e sentir o carinho dos alunos sendo refletido através da comemoração.
Vale ressaltar que os professores trabalharam no dia exclusivo a eles, porém terão folga nesta sexta feira.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Projeto - Hino do Brasil: Do Imaginário Cultural à interpretação da letra







A escola Santa Bárbara está desenvolvendo o Projeto Hino do Brasil: do Imaginário Cultural a Interpretação da letra, com início no mês de outubro/09. O projeto trata de uma proposta pedagógica com o objetivo de proporcionar aos educandos a compreensão do vocabulário e a interpretação crítica da letra do hino nacional brasileiro, bem como o conhecimento dos valores da cultura, da história e da sociedade brasileira mostrados na poesia metafórica em forma de música; além de favorecer o processo de ensino e aprendizagem, desperta o sentimento de nacionalidade, no sentido de contribuir na formação de cidadãos.
Elaborado com atividades que propiciam o aprimoramento do conhecimento sobre a letra do hino nacional, possibilitando o acesso as diversas áreas do conhecimento, com conteúdos significativos de uma maneira atraente, dinâmica e interativa, aliando-os a realidade do educando.
As etapas do projeto são desenvolvidas na sala de aula e na sala de informática e culminará na elaboração de um livro ilustrado apresentando toda a criatividade e conhecimento do alunado sobre a letra do hino nacional.
Entre as atividades a serem desenvolvidas destacam-se: Criações e recriações de imagens representativas das estrofes do símbolo da pátria; Leitura da poesia; Conhecimento da biografia dos autores da letra e música do hino; Construção de um glossário ilustrado com as expressões consideradas mais difíceis; Apresentações criativas apropriando-se dos recursos tecnológicos; Canto do hino uma vez na semana sempre em dias alternados; Realização de Concurso: Cantar o hino na íntegra, respeitando os vocábulos, sem desvios de interpretação oral das palavras; Construção de um livro ilustrado e encadernado e Expressão corporal da interpretação do hino.
Público alvo: 5ª série.
Período de realização do projeto: De 05/10 à 07/12/2009.
A AVALIAÇÃO será contínua, obedecendo aos seguintes critérios: participação nas atividades individuais e em grupo; interesse; criatividade; respeito mútuo; reciprocidade; interatividade no blog da escola e o desempenho nas atividades propostas.

O projeto é desenvolvido com todas as turmas de 5ª série do Ensino Fundamental, engloba ações referentes ao PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola), com o objetivo de melhoria do ensino aprendizagem e de trabalhar nas turmas que apresentam maior número de reprovação, repetência e evasão ao final do ano letivo, no intuito de combater o problema da evasão e repetência escolar. O plano tem como base as informações referentes ao ano de 2008, o qual se detectou crítico o quadro de desempenho escolar nas seguintes disciplinas: Português, Matemática e História. Baseado nesse contexto, o educando está em processo de transição entre a infância e adolescência e que ao iniciar a 5ª série ocorre uma brusca mudança na vida escolar do aluno, a qual ele precisa se adaptar.

Profª Marli Fiorentin: Slide sobre Blog Educativo