sábado, 26 de setembro de 2009

Arte Barroca no Pará









A turma da 7ª série da manhã realizou trabalho da disciplina de Arte, coordenada pelo professor Paulo Abraçado, sobre a Arte Barroca no Pará. Os educandos descobriram que a história do povo paraense é fortemente ligada às construções de templos católicos. As igrejas mais tradicionais da cidade foram projetadas pelo arquiteto Landi, que chegou à Amazônia em 1753 e esses ilustres monumentos constituem autênticas preciosidades do estilo barroco. Os alunos primeiramente foram orientados em sala de aula pelo professor de arte, e em seguida realizaram atividades de pesquisas na Sala de Informática, explorando os recursos da internet e do programa do BrOffice.org.Impress.

Algumas das informações colhidas sobre as igrejas do estado do Pará:

Igreja da Sé - construída em 1753, pelo arquiteto Antônio Landi, em estilo barroco-colonial e neoclássico. Nela destacam-se os painéis pintados e ricamente emoldurados nos altares, substituindo as imagens tradicionais.
Igreja de Santo Alexandre - construída no século XVII, é considerada a mais barroca de nossas igrejas. Ela faz parte de um conjunto arquitetônico que inclui o antigo Convento dos Jesuítas.
Igrejas de Vigia: Igreja matriz Madre de Deus (barroca) e a "Igreja de Pedra" (barroca, construída ainda pelos padres Jesuítas).

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

É melhor ter lutado e perdido, do que nunca ter lutado. Arthur Hugh Clough

Profª Marli Fiorentin: Slide sobre Blog Educativo