sexta-feira, 17 de abril de 2009

Projeto TRAMA








Professores e Alunos da Escola Santa Bárbara participam do Projeto TRAMA 2009, um trabalho sobre conexões e trocas de experiências vivenciais e existenciais entre alunos de escolas brasileiras, tendo como foco central o uso de novas tecnologias de comunicação - redes virtuais e mídias móveis, e sua influência em nossa vida cotidiana e na arte contemporânea.
O Ensino Arte Rede é um programa de ensino de arte a distância para alunos da rede pública, integrantes do Projeto TONOMUNDO (do Oi Futuro - Instituto de Responsabilidade Social da Oi), que participam de um trabalho colaborativo e participativo entre o Núcleo de Arte e Tecnologia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (NAT-EAV) e um artista convidado - Luiz Alphonsus de Guimaraens (as questões do espaço e do tempo estão presentes na obra do artista).
Participam do projeto duas professoras e seis alunos. As professoras – Helenilda Gomes e Socorro Cunha (coordenadoras da Sala de Informática) e os alunos – Daniel, Larissa, Natália, Gabrielly, Dana e Dânila. As professoras tiveram capacitação on-line no mês de março a abril e os alunos iniciaram no dia 13/04/2009 e irão trabalhar durante 3 meses. Para o desenvolvimento das atividades do projeto a escola recebeu um kit, contendo tutoriais, textos explicativos, CD, logins e celulares para que os alunos possam trabalhar. Na metodologia de trabalho está:
A questão da identidade - imagens que o(a) representem (foto e vídeo);
A questão da localização - fotografar com o celular fotos do lugar onde mora;
Pesquisa na Internet sobre artistas que trabalhem na interseção da arte com a tecnologia.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Vamos lembrar? O Dia da Escola ! Parabéns!!!!!!!

A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.
Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções da escola. Cada fase do aluno, novas necessidades e capacidades devem ser exploradas e para isso, a escola deve dispor de uma gama de profissionais como orientadores educacionais, professores e psicólogos.
Infelizmente, a educação no Brasil ainda não está satisfatória, apesar de índices cada vez mais positivos. Há um aumento da taxa de alfabetização, aumento do número de alunos que completam o nível superior, novas escolas de ensino fundamental foram construídas e há uma queda no índice de evasão escolar.
Autor: Juscelino Tanaka.

Professor que faz arte!







O nosso professor de Educação e Arte é um artista que põe a mão na massa junto com turma.Eles produziram uma pintura no tijolo que foi um sucesso! De deliciar os olhos ,parabéns Paulo abraçado.

Profª Marli Fiorentin: Slide sobre Blog Educativo